quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Yusef Lateef - Jazz Mood (1957)

http://i36.tinypic.com/20p3jwk.jpg


Yusef Lateef foi um dos pioneiros, senão o precursor, da inclusão de instrumentos e sons orientais dentro do Jazz. Saxtenorista e flautista Yusef Lateef foi o primeiro a abrir o Jazz para as novas sonoridades da World Music ainda no início da década de 60.

A inquietude de Lateef é conhecida: tocou em big bands (se revelando, inclusive, na big band de Dizzy Gillespie), foi um dos saxtenoristas de grande brilho no bebop e hard bop na década de 50 e 60. Se converteu ao islãmismo na década de 50 e, já apartir da década de 60, começou a mostrar interesse por novas sonoridades, novas filosofias, bem como pelo uso de instrumentos orientais de sopro e de diversas flautas asiáticas: rahab, shanai, arghul, koto, dentre outros.

Lateef foi ainda o músico que incluiu o fagote e oboé dentro do Jazz e foi um do mais exímios flautistas. Este disco mostra o leque de sonoridades explorado por ele e comprova a inquietude de Yusef Lateef de trabalhar essas sonoridades exóticas dentro da sua música que, apesar de ter sido direcionada para vários estilos do além-jazz, não aderiu ao abstracionismo da vanguarda e prezou sempre por se manter com um alto nível de elaboração.


Yusef Lateef - Jazz Mood (1957)
MP3 / 320kbps / RS.com: 79mb / Cover


Genero: Jazz / hard bop
Data: 09 de abril de 1957
Tempo: 38:00
Local: Savoy


Músicos:
Yusef Lateef - flauta, tenor sax, scraper, argol
Curtis Fuller - trombone
Hugh Lawson - piano
Ernie Farrow - baixo
Louis Hayes - drums
Doug Watkins - percussão

Faixas:
1. Metaphor (Lateef) 8:08
2. Yusef's Mood (Lateef) 8:35
3. The Beginning (Lateef) 4:12
4. Morning (Lateef) 10:38
5. Blues In Space (Lateef) 7:07