domingo, 19 de outubro de 2008

A Hora do Banco do Sul


Emir Sader

A UNASUR deveria convocar imediatamente uma reunião de caráter excepcional, para discutir como os países do continente devem reagir diante da crise internacional. Não há outra atitude que não seja aprofundar os processos de integração, para diminuir a fragilidade e os riscos da região diante da crise, forjada no centro do capitalismo e que deseja fazer com que os pobres de cada país e os países da periferia do sistema, paguem o preço pelos remédios cavalares que os governos centrais colocam em prática.

Uma série de supostos consensuais requerem que o nosso continente fortaleça seus mecanismos de defesa diante da crise internacional. Esta está caracterizada claramente como resultado da farra especulativa dos países do centro do sistema, dos EUA em particular. A desregulação financeira é a fonte dessa gigantesca bolha especulativa. Desregulamentando – segundo as fórmulas do FMI, da OMC e do Banco Mundial – promoveu-se rapidamente a hegemonia do capital financeiro sob sua forma especulativa, ao mesmo tempo em que se propiciou a livre circulação de capitais.

Os resultados estão à mostra. Os países que participam dos processos de integração regional na América Latina estão menos expostos à crise, porque incrementaram o comércio e os intercâmbios entre si, porque diversificaram suas relações internacionais. Agora se trata de dar novos passos adiante, para não serem vitimas passivas da crise internacional.

É a hora de avançar e aprofundar o processo de integração. É a hora de avançar na construção do Banco do Sul, na direção da criação da moeda única regional, de um Banco Central único, de mecanismos de controle da circulação do capital financeiro, de proteção dos mercados internos, de avançar para políticas econômicas únicas, de desenvolver projetos de integração industrial e tecnológica, de elaborar um plano de desenvolvimento regional.

É a resposta latino-americana à crise, fortalecendo os mecanismos de integração, a diversificação das relações internacionais, o desenvolvimento dos mercados internos de consumo, acentuando a coordenação dos sistemas bancários e financeiros dos países da UNASUR.

Os países centrais do capitalismo, responsáveis pela exportação das políticas de livre comércio e de livre circulação dos capitais, desejam comprometer-nos com suas soluções, que consistem apenas em injetar grande quantidade de capital para resgatar um sistema falido, sem introduzir modificações fundamentais nas políticas que levaram à gigantesca crise atual.

Devemos ter nossa própria resposta que, no plano internacional, deve propor formas de regulação da circulação do capital financeiro – impostos sobre essa circulação, da forma como a ATTAC propõe, como um imposto cidadão para políticas sociais -, de controle estatal sobre o sistema financeiro, de penalização dos responsáveis pelos processos especulativos que conduziram à crise atual.

Mas nada substitui nossas alternativas que, coerentemente com o que tem sido o processo de integração regional, devem fazer desse processo nossa forma de defesa e de ação autônoma diante de um sistema financeiro internacional falido. Avançar na construção de um mundo multipolar política e economicamente e a hora é a de avançar na construção do Banco do Sul, com reservas próprias, moeda única e Banco Central único. Chega de termos nossas reservas a perigo nos bancos do norte, é hora de que elas financiem diretamente nosso desenvolvimento, sob nosso controle. Avançar ao mesmo tempo em todas as formas de integração do desenvolvimento regional.

Senão seremos vítimas, uma vez, das soluções dos próprios responsáveis pela crise, que tratam de socializar os prejuízos de um sistema baseada na privatização dos lucros. Ficou claro como não se pode ter nenhuma confiança nos supostos do sistema financeiro internacional fundado na chamada “livre circulação de capitais”.

É a hora do Banco do Sul, a hora de aprofundar e consolidar todos os mecanismos de integração regional, hora de impedir que exportem sua crise e de fazer prevalecer o desenvolvimento regional sobre as ruínas do neoliberalismo e da hegemonia imperial estadunidense.

Decálogo, de Kieslowski

Dekalog, Krzysztof Kieslowski



Formato: RMVB
Áudio: Polonês
Legenda: Português (sobre as legendas fixas em inglês)
Tamanho Total: 1.77 GB
Servidor: RapidShare
Créditos: F.A.R.R.A. - fishii1411
Código para descompactar
http://farra.clickforuns.net

Em 1988, o diretor Krzysztof Kieslowski (1941-96) realizou a minissérie de televisão O Decálogo, em dez episódios. Apesar de inspirados nos Dez Mandamentos, nenhum dos capítulos traz o preceito religioso indicado, tendo apenas o número como indicação no título original. O filme foi consagrado no 46º Festival de Veneza como uma obra-prima. A série nunca saiu em vídeo. Nos Estados Unidos, em 2000 foi apresentada no circuito de salas de arte com sucesso notável de crítica e público. Em toda a série foi utilizada a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção marcante: o diretor de fotografia, diferente a cada episódio. Para se situar melhor, é bom para o colecionador entender o momento que a Polônia, país intensamente católico, vivia quando a obra foi realizada, ainda sob o jugo do regime comunista. Kieslowski apresenta uma maneira particular de filmar, sempre atento a detalhes - um copo que cai, um menino olhando uma pomba, uma goteira no hospital - com uma extraordinária sensibilidade, que parece ser única entre seus contemporâneos. O trabalho dos atores é de uma enorme naturalidade, sem jamais cair nas armadilhas clichês do telefilme americano. Embora praticamente todas as histórias tenham um final surpreendente ou irônico, elas constituem antes de tudo um grande painel do comportamento humano. No contraponto ao que o cinema norte-americano nos ensinou a ter certas expectativas, Kieslowski surpreende sempre - de forma tão extraordinária, tão pouco usual e infelizmente ainda quase desconhecida - que fica difícil escolher um preferido. Este filme singelo e delicado é das mais belas histórias de amor ao cinema.

Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog
Gênero: Drama
Tempo de Duração Total: 562 minutos
Ano de Lançamento (Polônia): 1989
Estúdio: Sender Freies Berlin (SFB) / Telewizja Polska (TVP) / Zespol Filmowy "Tor"
Direção: Krzysztof Kieslowski
Roteiro: Krzysztof Piesiewicz, Krzysztof Kieslowski
Produção: Ryszard Chutkowski
Trilha Sonora: Zbigniew Preisner
Edição: Ewa Smal

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 1

Tamanho: 172 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154128227/D-I_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: O primeiro episódio trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. Neste, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog jeden
Tempo de Duração: 53 minutos
Fotografia: Wieslaw Zdort
Direção de Arte: Halina Dobrowolska

Elenco: Henryk Baranowski, Wojciech Klata, Maja Komorowska, Artur Barcis, Maria Gladkowska, Ewa Kania, Aleksandra Kisielewska, Aleksandra Majsiuk, Magda Sroga-Mikolajczyk, Maciej Slawinski

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 2

Tamanho: 184 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154370000/D-II_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si, e a visão do grande diretor polonês.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog dwa
Tempo de Duração: 57 minutos
Fotografia: Wieslaw Zdort
Direção de Arte: Halina Dobrowolska

Elenco: Krystyna Janda, Aleksander Bardini, Olgierd Lukaszewicz, Artur Barcis, Krystyna Bigelmajer, Karol Dillenius, Ewa Ekwinska, Jerzy Fedorowicz, Stanislaw Gawlik, Krzysztof Kumor

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 3

Tamanho: 182 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154440646/D-III_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Para procurar seu marido, desaparecido durante a véspera do Natal, mulher pede ajuda a um antigo amante, relembrando, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog trzy
Tempo de Duração: 56 minutos
Fotografia: Piotr Sobocinski

Elenco: Daniel Olbrychski, Maria Pakulnis, Joanna Szczepkowska, Artur Barcis, Krystyna Drochocka, Zygmunt Fok, Jacek Kalucki, Barbara Kolodziejska, Maria Krawczyk, Krzysztof Kumor

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 4

Tamanho: 179 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154641017/D-IV_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog cztery
Tempo de Duração: 56 minutos
Fotografia: Kyzysztof Pakulski

Elenco: Adrianna Biedrynska, Janusz Gajos, Artur Barcis, Adam Hanuszkiewicz, Jan Tesarz, Andrzej Blumenfeld, Tomasz Kozlowicz, Elzbeta Kilarska, Helena Norowicz

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 5

Tamanho: 185 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154728385/D-V_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. Episódio que deu origem, posteriormente, ao longa Não Matarás.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog piec
Tempo de Duração: 57 minutos
Fotografia: Slawomir Idziak

Elenco: Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz, Jan Tesarz, Zbigniew Zapasiewicz, Barbara Dziekan-Wadja, Artur Barcis, Aleksander Bednarz, Krystyna Janda, Olgierd Lukaszewicz, Zdzislaw Tobiasz

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 6

Tamanho: 190 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154765107/D-VI_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. Foi posteriormente transformado no longa Não Amarás.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog szesc
Tempo de Duração: 58 minutos
Fotografia: Witold Adamek

Elenco: Grazyna Szapolowska, Olaf Lubaszenko, Stefania Iwinska, Artur Barcis, Stanislaw Gawlik, Piotr Machalica, Rafal Imbro, Jan Piechocinski, M. Chojnacka, T. Gradowski

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 7

Tamanho: 177 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154926550/D-VII_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Garota entrega sua filha para a avó criar, e se passa por sua irmã. Quando a criança está com 6 anos, a verdadeira mãe resolve aproximar-se, levantando antigas mágoas entre as duas mulheres.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog siedem
Tempo de Duração: 55 minutos
Fotografia: Dariusz Kuc

Elenco: Anna Polony, Maja Barelkowska, Wladyslaw Kowalski, Boguslaw Linda, Bozena Dykiel, Katarzyna Piwowarczyk, Stefania Blonska, Dariusz Jablonski, Miroslawa Maludzinska, Jan Mayzel

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 8

Tamanho: 173 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/154996347/D-VIII_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de Ética da universidade que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra Mundial, pois sendo católica, não podia cometer falso testemunho.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog osiem
Tempo de Duração: 55 minutos
Fotografia: Andrzej Jaroszewicz

Elenco: Maria Koscialkowska, Teresa Marczewska, Artur Barcis, Tadeusz Lomnicki, Wojciech Asinski, Marek Kepinski, Janusz Mond, Marian Opania, Bronislaw Pawlik, Krzysztof Rojek

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 9

Tamanho: 187 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/155065042/D-IX_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Ao descobrir que o marido é impotente, mulher envolve-se com um jovem amante, criando uma situação conflituosa para si e seu marido.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog dziewiec
Tempo de Duração: 58 minutos
Fotografia: Piotr Sobocinski

Elenco: Ewa Blaszczyk, Piotr Machalica, Artur Barcis, Jan Jankowski, Jolanta Pietek-Gorecka, Katarzyna Piwowarczyk, Jerzy Trela, Renata Berger, Malgorzata Boratynska, Joanna Cichon

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECÁLOGO 10

Tamanho: 185 MB

Arrow http://rapidshare.com/files/155100729/D-X_F.A.R.R.A.rar

Sinopse: Com a morte de um filatelista que em vida mal se dedicava a sustentar a família, uma verdadeira fortuna em selos é descoberta. Seus dois filhos são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger a inesperada herança.



Ficha Técnica:
Título Original: Dekalog dziesiec
Tempo de Duração: 57 minutos
Fotografia: Jacek Blawut

Elenco: Jerzy Stuhr, Zbigniew Zamachowski, Henryk Bista, Olaf Lubaszenko, Maciej Stuhr, Anna Gronostaj, Cezary Harasimowicz, Dariusz Kozakiewicz, Henryk Majcherek, Elzbieta Panas

Fonte: http://www.2001video.com.br/