segunda-feira, 21 de maio de 2007

VI Congresso do Cpergs-Sindicato

Que Pena!!!

Iniciou hoje, as 13h30min o VI congresso do Sindicato dos professores do estado do Rio Grande do Sul.
Após a abertura, percebeu-se logo, que a condução do processo organizativo do congresso havia sido feito de tal forma que os convidados que tiveram oportunidade de falar eram todos favoráveis a permanência do sindicato à central única dos trabalhadores.
Esse era pra ser o grande debate do congresso. Deveria o Cpergs-Sindicato se desfiliar da CUT, visto que a Cut, hoje já não apresenta a mesma prática de outrora onde defendia os interesses da classe trabalhadora em geral, e dos educadores em particular?
Qual a importância da filiação à CUT, sendo que esta continua, mesmo que de forma velada, servindo aos interesses do partido dos trabalhadores, e grande parte de seus militantes a apoiam por deterem cargos para si ou para os seus nas hastes do PT?
Será que o Cpergs-sindicato não tem condições de se manter independente, visto que possui 89mil sócios, sendo um dos maiores sindicatos da América Latina?
Bem, tudo isso vai ficar para o próximo congresso, pois este já está com as cartas marcadas. As correntes internas do sindicato(Artsind, Csd, e outras menores) detém a maioria dos delegados,enquanto as demais (DL, MTS, e outras ainda menores) ficaram com aproximadamente 30% dos delegados.
Amanhã, prosseguirão as discussões, com temáticas interessantes, mas mais uma vez se caracteriza a manipulação, pois a questão sindical não será discutida.
Aguardemos